• BBX

A transformação digital e o empreendedor brasileiro

Atualizado: Set 14

Nesses últimos tempos um termo se destacou de forma expressiva, a tão famosa transformação digital passou a ser uma realidade em quase todas as empresas, tanto para aquelas que já estavam preparadas, quanto para aquelas que nem sonhavam em acelerar o seu processo de transformação.



Não é um conceito novo!


E não é que se trate de um conceito novo, já que ela vem sendo aplicada em diferentes níveis, dentro de várias empresas, desde o final dos anos 1990, com o avanço das tecnologias e implementação de sistemas no cotidiano das empresas. Mas, com a necessidade de manter certo nível de produção e, ao mesmo tempo, deixar as pessoas trabalharem e consumirem de casa, fez com que houvesse certa aceleração de um processo que já caminhava a passos largos.


Mas, o que é mesmo essa tal de transformação digital? De forma simples, é o processo de integrar a tecnologia digital em todos os aspectos da empresa. Usando as ferramentas tecnológicas e digitais para repensar os processos, modelos de negócio e a experiência do cliente, assim como a forma em que trabalham os colaboradores, terceiros e fornecedores, por meio de uma completa imersão no mundo digital.


Entrevista com Fernando Radünz

Em uma conversa recente com o Fernando Radünz, fruto da parceria entre a BS2 e a BBX Brasil, o CIO do banco digital nos ofereceu sua visão sobre a transformação digital e nos deu dicas práticas sobre como o empreendedor brasileiro pode iniciar esse processo de transformação na empresa.


“Costumo dizer que a transformação digital é algo simples de perceber, mas que talvez seja um pouco complexo de você conseguir definir. É uma nova forma de pensar, agir, de construir produtos de se relacionar com o mercado. Não é apenas o lançamento de um site ou de um aplicativo, é muito mais do que isso: é perceber como o seu modelo de negócios é impactado positivamente pelo uso intensivo de tecnologias digitais.” (Fernando Radünz)


Não se trata apenas de uma experiência local do banco BS2, mas sim, de todo um segmento que tem investido pesadamente na adoção de tecnologias para mudar seus processo, modelos e experiências. Em dados recentes, a consultoria Deloitte em parceria com a FEBRABAN, apontou que os investimentos feitos pelo setor em tecnologia cresceram 48% em 2019, passando R$ 5,8 bilhões para R$ 8,6 bilhões.

Esse movimento não acontece somente no setor bancário, vemos que outros setores têm aumentado os seus investimentos em tecnologia, até mesmo segmentos mais tradicionais, como o agronegócio, tem entendido a necessidade de se investir em novas tecnologias. Isso porque, as empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA até 3 vezes maior que as demais empresas e mais do que isso, globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que as demais empresas, segundo pesquisa realizada pela McKinsey.


Dicas de como trazer inovações tecnológicas para a área financeira


Vemos que a transformação digital, não só é uma realidade, como ela também passa a ser uma vantagem competitiva que afeta positivamente os resultados financeiros. Para te ajudar, o Fernando nos deu algumas dicas de como trazer inovações tecnológicas para dentro da área financeira da empresa:


1. Avalie as competências do seu time:


As empresas estão se posicionando cada vez mais como companhias de tecnologia, aplicadas à um segmento de mercado. Portanto, é fundamental que você tenha profissionais capacitados em tecnologias digitais, com alguma vivência em mercados que já passaram por essa transformação, como por exemplo, o varejo. Um time com esse tipo de conhecimento ajudará a entender os desafios e, principalmente, as oportunidades que a tecnologia pode propiciar para o seu negócio.



2. Observe ao redor


Não fique só olhando para o seu umbigo, nem para os seus problemas ou desafios. Olhe para outras realidades, para os seu concorrentes, para o mercado, busque por outros exemplos de transformação digital e aprenda com quem já teve sucesso nesse processo, tanto no seu nicho de atuação, como em outros. Lembre-se que a dinâmica dos mercados está mudando à medida que as tecnologias avançam, novos modelos de negócios são possibilitados quando observamos empresas como plataformas tecnológicas cada vez mais integradas. Assim, seu concorrente, pode não ser mais quem você imagina que seja.


3. Olhe para o seu segmento:


Não esqueça de uma dedicação especial para o seu segmento, para a forma como o seu cliente está consumindo os seus serviços. Reflita sobre as maneiras que seu negócio poderia ter novos canais de distribuição, novos pontos de contato com o cliente, com os fornecedores e, inclusive, com os colaboradores. Aposte em novos modelos de negócio em parceria com outras empresas, utilizando integrações entre diferentes plataformas tecnológicas.



4. Habilite uma Cultura de dados


Adotar as ferramentas digitais corretas para deixar as informações mais acessíveis em todos os níveis da organização, tornando os processos mais automatizados e intuitivos. As tecnologias digitais permitem realizar mensurações que não são possíveis nos meios offline. Aproveite esse potencial para conhecer cada vez mais o seu cliente: como ele utiliza os seus serviços, o nível de satisfação, suas necessidades, etc. Isso tudo é muito mais fácil no ambiente digital

Outro detalhe, mas não menos importante, é a questão da segurança e proteção de dados, especialmente à luz da nova legislação (LGPD). Um vazamento de dados pode custar muito caro para o seu negócio e para sua reputação.

5. Tenha uma obsessão pela Experiência do Usuário


Todos da empresa precisam colocar em mente que o consumidor está no centro de todas as estratégias dos processos digitais. Portanto, estabelecer uma experiência agradável ao cliente pode fazer toda a diferença. Ao manter todo o processo digital, as empresas podem fornecer vários pontos de contato, rastrear interações e facilitar o acompanhamento e a coleta de feedback dos clientes.


Lembre-se:


E lembre-se que esse processo de transformação precisa ser entendido por todos e aplicado em todas as decisões estratégicas da empresa. É um movimento que vai além da tecnologia e merece a sua atenção, portanto, invista tempo, esforço e na sua equipe, para que isso seja uma realidade no seu negócio.



O artigo foi produzido pela BBX Brasil, em colaboração com Fernando Radünz



Agora as empresas mentoradas e associadas BBX terão a oportunidade de contar com os produtos do banco BS2 com condições exclusivas. Quer saber como podemos ajudar a acelerar o crescimento da sua empresa por meio da transformação digital?" Acesse o nosso site e fale com a gente: https://www.go-bbx.com/



Fonte:

https://www.mckinsey.com/br/our-insights/transformacoes-digitais-no-brasil#

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/pesquisa-febraban-tecnologia-bancaria.html




52 visualizações

BBX

Somos a primeira Desenvolvedora de Negócios para Empresas em Crescimento do Brasil.

  • LinkedIn
  • YouTube

© 2020 BBX - Política de privacidade