• BBX

Estratégia de Marketing para Empreendedores

Elaboramos esse material com o objetivo de trazer para você um pouco mais sobre o que é necessário para se criar uma estratégia de marketing eficiente para a sua empresa. Para isso, é importante diferenciar a “Estratégia de Marketing” corporativa de uma simples tática de comunicação empresarial.



A estratégia de marketing está diretamente ligada ao posicionamento da empresa frente ao mercado, ou seja, como o cliente e o mercado percebem a sua empresa, e como ele vê você aplicando os seus valores e trazendo à realidade os propósitos e as promessas que a sua empresa fez para ele.


Qual é a sua promessa?


Sabe aquele quadro bonito que está na parede da empresa ou aquela página no seu site onde você colocou missão, visão, valores e propósito, então, é isso que o seu cliente quer ver na prática.

Aqui, nós já temos dois importantes ensinamentos:


1. Cumpra as promessas que você fez para o seu cliente, é o mínimo que ele espera de você, afinal, foi você que prometeu isso para ele. Mas se quiser caprichar, seja under promise, ou seja, prometa menos do que pretende entregar e surpreenda seu cliente.


2. Se ainda não puder fazer tudo o que você gostaria, deixe claro que está trabalhando para tornar essa proposta uma realidade, assim ele já sabe o que esperar, agora, de você.


Agora que você já sabe claramente quais são as promessas e os seus objetivos de comunicação e marketing, o que segue é dar vida ao Plano de Comunicação. Após estudar e compreender o comportamento de compra do seus clientes, as famosas pesquisas de mercado e consumo, você deve escolher um conjunto de ferramentas e meios de comunicação para compor o seu plano de comunicação.



Como você comunica?


Este plano deve ter como objetivo comunicar as mensagens para o seu público, por meio de uma comunicação com um conceito criativo eficiente, para facilitar a compreensão do conteúdo e finalmente estimular o comportamento de compra do seu cliente. Na verdade, o que a gente quer é que o nosso consumidor se identifique com nossa empresa e queira comprar o nosso produto ou serviço.


Anúncios e propagandas tradicionais tem ganhado aliados importantes, muitas vezes sendo substituídos por conteúdos mais relevantes e menos “quadrados”, tanto em formato, como em ideias ou até pelo uso de novas mídias, ou seja, conteúdos que geram empatia e identificação com seu público, de forma simples e objetiva, onde ele está naquele momento em que é impacto pelo seu anúncio.


O que o cliente busca?


Vivemos em um mundo em que o cliente busca tem mais controle sobre a informação que deseja receber, estão interessados em mais personalização, buscam orientação, recomendação, querem pertencer e ser aceitos em grupos, usando todas as ferramentas disponíveis para conhecer mais sobre a sua empresa e os seus produtos, seja no grupo da família, nas conversas virtuais nas redes sociais ou mesmo escutando as opiniões do seus influenciadores favoritos.


Nesse ponto, é interessante observar que já estamos falando um pouco mais sobre táticas de comunicação, sobre quais as ações que podemos tomar para nos comunicar de forma eficiente, em canais adequados e preocupados com nossa mensagem, isso mostra que a estratégia vem mesmo antes de qualquer plano tático, como comentamos no começo do nosso artigo.


O que é marketing de conteúdo?


Portanto, ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo e começar a colocá-la em prática, você precisa definir qual a narrativa que você quer para a sua marca, considerando os desejos e anseios do seu público-alvo. É a sua mensagem, com valor, para quem precisa daquilo que você oferece.


Um erro muito comum é achar que o marketing de conteúdo se trata apenas de “postar” algum texto nas redes sociais e blogs. Lembre-se que tudo o que você colocar ali deve fazer parte do seu plano de comunicação:

  • Como aquele texto te ajuda a se posicionar melhor na mente do seu cliente?

  • Aquela publicação entrega informação relevante sobre a sua empresa ou sobre seus produtos?

  • Consigo criar uma relação de empatia com meu cliente ao responder aquele seu comentário na minha página?

São muitas as perguntas que você deve se fazer ao decidir postar e criar um conteúdo de marca, por isso, é importante tomar cuidado ao decidir terceirizar a estratégia de marketing para agências de conteúdo ou utilizar profissionais da própria empresa que não estejam atualizados com as necessidades e mudanças constantes do mercado, especialmente, atualizados em termos de comunicação, marketing, pesquisa e métricas digitais.


Acredite, executar uma estratégia adequada de marketing de conteúdo é simples, porém é importante sermos sinceros e dizer que ela será um pouco trabalhosa, porque é necessário que você elabore um programa sistêmico e contínuo de comunicação que reforce cada pilar do posicionamento da sua marca.


Como fazer isso?


1. Reforce as credenciais da sua empresa.


2. Demonstre que as soluções, produtos ou serviços que você oferece resolvem os problemas do seu público-alvo.


3. Aponte que os diferenciais competitivos da sua marca são realmente impactantes quando comparados com os seus concorrentes.


E quais são os desafios?


Quando esse processo contínuo de comunicação de conteúdo adequado estiver implantado na sua empresa, você garante que toda comunicação saia para o mercado com um mensagem que cria valor para a empresa, produto ou serviço oferecido por vocês.


Mas, tenha em mente que para esse processo ser eficiente é importante ter atenção a um dos principais desafios dos gestores responsáveis pelo marketing e vendas: a falta de compreensão dos fatores críticos de sucesso, na perspectiva do próprio cliente. Isso significa, identificar e monitorar continuamente os critérios do seu público-alvo, suas expectativas e seus problemas, quando eles pensam na compra ou contratação dos seus serviços. Trata-se de um exercício de empatia, de se colocar no lugar do cliente e entender o que ele precisa ou deseja.


Pensa comigo, na verdade o que eu e você queremos como clientes é uma empresa, produto ou serviço que resolva um determinado problema. Portanto, não é nenhum mistério, que o que seu cliente quer é, exatamente isso, que a sua marca resolva aquele problema que ele tem, que facilite a vida dele, que faça ele passar por aquilo sem maiores dores de cabeça.


Parece óbvio, mas tem coisas que precisam ser repetidas!


Então, em primeiro lugar, você deve saber claramente qual é esse problema que o seu consumidor tem. Em segundo lugar, identificar como o seu produto ou serviço resolve essa questão ou traz um alívio para ele quando ele precisa lidar com isso. E em terceiro, comunicar isso para esse cliente, de forma clara e objetiva, para que ele saiba que você está ali, pode resolver aquilo e que entende o que ele está passando.


Pode parecer óbvio, mas muitas coisas que são consideradas óbvias precisam ser repetidas constantemente para que as pessoas possam acreditar, possam modificar comportamentos e transformar de verdade as realidades das empresas.


Porque se você entende o que seu consumidor quer, oferece uma solução em forma de produto ou serviços, comunica isso de forma clara e objetiva, apresentando a sua empresa, seus valores e propósitos, e mostrando que entende e se identifica com as necessidades dessa pessoa, então, nesse exato momento, você está colocando em prática o seu Plano Estratégico de Marketing.



O artigo foi produzido pela BBX em colaboração com a brand.Me

31 visualizações

BBX

Somos a primeira Desenvolvedora de Negócios para Empresas em Crescimento do Brasil.

  • LinkedIn
  • YouTube

© 2020 BBX - Política de privacidade