• BBX

USO DE TECNOLOGIA NA GESTÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Por Marcello Miranda Machado Filho e Decio Krakauer



O ano de 2020 tem sido bastante desafiante para todos, em especial, para os empreendedores e empresários brasileiros. Em um ano tão diferente, muitas empresas decidiram congelar seus investimentos para garantir a segurança do caixa da empresa. Mas, já começamos a ver no horizonte alguma perspectiva de retomada das atividades econômicas.

Mesmo em um ano tão complicado, vemos que 24% das empresas brasileiras esperam aumentar os investimentos, segundo dados da Pesquisa Perspectiva Empresarial, realizada pela Boa Vista e publicada no Portal Valor Investe. Dessas empresas entrevistadas, 21% querem investir em pessoas, 32% em produtos e 34% planejam investir em tecnologia. E é exatamente sobre tecnologia que iremos tratar neste artigo.


Nós da BBX, sabemos que muitas decisões foram congeladas, repensadas e até postergadas para o próximo ano. Entretanto, como você já sabe, acreditamos que você deve estar preparado para o pós-pandemia e, por isso, buscamos no mercado os melhores profissionais para nos dar dicas sobre como podemos tomar as melhores decisões nesse momento.


Para nos orientar, o Decio Krakauer, CEO da Ramo Sistemas Digitais, nos ajudou a construir esse conteúdo, contando sobre sua experiência com o uso das tecnologias como ferramenta para ajudar os decisores e empresários na gestão das empresas, também pedimos que ele nos ajudasse a entender certo conceitos relacionados à adoção da tecnologia, mesmo em pequenas e médias empresas (PMEs).

Eficiência nos processos gerenciais


Quando falamos sobre o tema tecnologia para empresas, é importante frisar que não é só o lucro que faz uma companhia prosperar. A eficiência dos processos gerenciais tem uma participação importante nos resultados de empresas de todos os portes, incluindo as PMEs. Entre outras coisas, podemos citar como exemplo desses processos: a otimização de gastos, rotinas e até mesmo o tempo dos colaboradores.


E já nesse contexto, a tecnologia aparece como uma excelente aliada para que os líderes possam ter uma visão ampla e o controle sobre toda a dinâmica do negócio, identificando o que vai bem e o que precisa ou pode melhorar.


As pequenas e médias empresas encontram desafios ainda maiores quando se trata de eficiência operacional. Uma verdadeira barreira para a sustentação dos negócios, especialmente, quando não se conta com o apoio financeiro, investimentos de aceleradoras ou dos fundos de grandes empresas.

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning)


Para te ajudar, você pode contar com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecido como Sistema de Gestão Integrado, que oferece soluções de gestão e propicia a correta administração dos negócios, trata-se de uma ferramenta completa para uma operação sustentável.


Quando bem escolhidas, as tecnologias de gestão para pequenas e médias empresas têm o poder de elevar a produtividade da equipe e a eficiência dos processos gerenciais, auxiliando os decisores a ver, pensar e agir com mais eficiência no dia a dia da operação.


O objetivo é encurtar o processo entre a estratégia e a execução das ações, o que, no final do dia, resultará em uma empresa mais bem administrada e competitiva. Nessa missão de aliar tecnologia e gestão, como primeiro passo, a recomendação é que a empresa comece com uma solução de Enterprise Resource Planning (ERP).


Esse sistema ERP é útil para gerenciar diferentes ações dentro de uma empresa, como, por exemplo: produção, estoque, contabilidade, finanças, vendas, faturamento e compras. Mas, lembre-se: quando for procurar um fornecedor de ERP, certifique-se de que a opção oferecida tenha um sistema escalável e seja desenvolvida com Business Intelligence (BI), ou seja, um sistema que permita análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e boas práticas para o seu negócio.


Considerando a recente adesão ao trabalho remoto, que claramente veio para ficar, ainda que de maneira parcial ou esporádica, outra recomendação ao escolher o seu sistema ERP, seria dar preferência a opções que operem em nuvem e possibilitem o acesso aos dados de forma rápida e fácil, por exemplo, via aplicativo. Afinal, mobilidade será a palavra de ordem daqui para frente também na gestão de pequenas e médias empresas.

Transformação digital integrada à cultura da empresa


A questão importante é que a Transformação Digital dentro de uma empresa é muito maior do que simplesmente adquirir ferramentas e soluções tecnológicas. É um conceito que deve ser integrado à cultura da companhia, respeitando o princípio de se envolver a equipe de Tecnologia da Informação (TI) nas decisões do negócio e comunicando a importância dessa integração para todos os membros da organização.


Mesmo na Era Digital que estamos vivendo e com todo o poder das ferramentas tecnológicas para elevar a eficiência dos processos gerenciais, ainda se faz essencialmente necessário que as empresas tenham critérios claros ao escolher seus parceiros de venda e implementação das soluções de sistema, e cerquem-se de profissionais qualificados em suas equipes internas e externas.


Se possível, para uma jornada ainda mais segura, vale considerar tomar decisões com base em consultorias externas especializadas nesse tipo de implementação de sistema de gestão para empresas, para que se possa promover a aceleração dos resultados de maneira assertiva e estruturada.


É interessante observar que todas as dicas listadas ao longo desse artigo são bem práticas e nos dão um caminho bem claro a seguir, se queremos incorporar a tecnologia na gestão de nossas empresas. Vale lembrar que a correta adoção das ferramentas de TI possibilita a otimização do tempo dos gestores e colaboradores, assim como a correta aplicação de todos os recursos empresariais, com o objetivo de melhorar o desempenho das pessoas e empresas.


Participe do nosso processo de mentoria e, saiba como a BBX e a Ramo podem te ajudar com a eficiência dos seus processos de gestão

FONTE:

24% das empresas esperam aumentar os investimentos ainda em 2020, diz Boa Vista. Portal Valor Investe, 2020. Disponível em: < https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/08/17/24percent-das-empresas-esperam-aumentar-os-investimentos-ainda-em-2020-diz-boa-vista.ghtml>. Acesso em: 04/11/2020.



BBX

Somos a primeira Desenvolvedora de Negócios para Empresas em Crescimento do Brasil.

  • LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 BBX - Política de privacidade